Bike Parada não rola!
Bike Parada Não Rola é a campanha do Aro que recebe e recolhe bikes esquecidas nos bicicletários, principalmente de condomínios, e coloca essas bicicletas para rodar em projetos, ações e também doações para outras organizações parceiras.
Em 2022, o projeto arrecadou mais de 500 bikes e, em 2023, queremos chegar mais longe pedalando essas magrelas encostadas nos cantos das garagens. Se você mora em um condomínio que está precisando dessa renovação e quer ajudar a dar nova vida para as bikes paradas, o Aro volta às atividades para receber e retirar bicicletas a partir do mês de março.
Estamos organizando a casa para receber e pôr para rodar as novas doações, o importante é você saber que o Aro tem um material de apoio para te ajudar a organizar a campanha de doação ai no seu pedaço: navegue pela página, confira nossas recomendações e baixe alguns materiais para sua campanha!
O Bike Parada não Rola atualmente contempla as cidades de São Paulo, Macaé, Niterói e Rio de Janeiro, onde temos parceria com o Pedala Queimados. Também registramos nosso muito obrigada ao Sindiconet, que vem somando e fortalecendo a campanha com diversos condomínios engajados nos últimos meses.
Entre em contato conosco e registre sua intenção de doação preenchendo o formulário abaixo!
Quer ajudar seu condomínio, vila, grupo de amigos e amigas a desapegar e não sabe como começar? Dá uma olhada no nosso Guia Prático para Mobilização de Doações de Bicicletas Usadas:
1 - ENGAJE A COMUNIDADE
Encontre um prédio, empresa, clube, bicicletaria, disposto a doar bicicletas que estejam paradas. É importante ter apoio e autorização de algum responsável como o síndico, zelador (caso de condomínios); gerente ou proprietário (no caso de bicicletarias); ou algum voluntário que queira ajudar nessa tarefa.
2 - COMUNIQUE SOBRE SUA AÇÃO
Importante convocar as pessoas a identificarem as bicicletas que ainda querem manter “em cativeiro”, pois as outras serão libertadas. No nosso kit de mobilização você encontra um modelo de card para ser compartilhado explicando a ação.
O ideal é dar entre 10 e 30 dias para que as pessoas possam identificar as bicicletas que não queiram doar, colocando um crachá com número do apartamento na magrela, fitilho com placa de identificação, etiqueta adesiva. Bikes com corrente/cadeado também terão uma nova vida.
3 - A RETIRADA
Antes da data marcada, conte quantas bicicletas serão salvas. Pense no volume total e encontre um veículo adequado. Nós também podemos retirar, sem problemas.
4 - MANDE NOTÍCIAS!
Junte fotos, um texto legal e imprima um “informe” sobre o destino das bicicletas e em qual atividade elas serão utilizadas. Nós podemos ajudar nessa produção!
Precisa de bicicletas para o seu projeto?
Faz parte de uma Organização, Movimento ou Coletivo e está precisando de bicicletas para os seus projetos?
O Aro recolhe bicicletas antes abandonadas e oferece a elas uma nova vida: chegam a crianças e jovens que sempre sonharam em pedalar ou ajudam pessoas em vulnerabilidade social a gerar renda. Por isso, estamos cadastrando também instituições interessadas em receber bicicletas para executar suas ações. Responda o formulário e entraremos em contato conforme nossa disponibilidade de bikes.
Baixe nosso kit de mobilização!
Informe para elevadores
Versão colorida
Versão preto e branco